Coragem para Dirigir: Um Passo em Direção à Liberdade
Ter coragem para dirigir é muito mais do que um ato de conduzir um veículo de um ponto a outro. É um símbolo de independência, liberdade e coragem para enfrentar o medo. Aos 23 anos, tirei minha habilitação, mas o medo me manteve afastada do volante por uma década.
Hoje, aos 33, decidi iniciar esse alto hábito e ter ainda mais autonomia da minha vida. Tive muitas inspirações nesse último ano de mulheres que admiro e assim, como elas me motivaram o meu desejo é te inspirar a tomar as rédeas não apenas de um veículo, mas de suas próprias vidas.
Neste post, vou contar como a ‘coragem para dirigir’ se traduz em um hábito que para muitos é simples. Mas que para a maioria, principalmente para a mulher é enfrentar desafios e incertezas. Vamos lá?
Conduzindo a Igualdade: O Papel das Mulheres no Trânsito Brasileiro
Coragem para dirigir com certeza é uma experiência que nos leva a aventuras, independência e, às vezes, a uma pequena dose de ansiedade. No entanto, para muitas mulheres, essa jornada vai além do volante. É algo que mexe com a autoimagem e autoconfiança. O mundo viu a estrada como território masculino por muito tempo, mas as mulheres estão mudando esse cenário rapidamente.
Segundo a matéria https://www.onsv.org.br/comunicacao/mulheres-e-o-cenario-do-transito-brasileiro que reuniu informações sobre a presença das mulheres no trânsito, coletadas através de fontes como o Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) e a PRF (Polícia Rodoviária Federal). Embora os homens ainda “dominam” a direção, os dados revelam um aumento no número de motoristas mulheres nas categorias “A,” “B,” “AB,” e “AD” nos últimos anos.
No entanto, é na categoria “B” que as mulheres ultrapassam os homens, representando mais de 50,2% dos condutores habilitados, marcando uma mudança notável no cenário do trânsito. No Brasil, o número total de condutores habilitados em todas as categorias atinge a marca de 77.767.395. Isso significa que, em média, a cada três condutores habilitados, uma é uma mulher.
Nessa matéria é mostrado os dados gerais onde temos cerca de 28.326.135 mulheres habilitadas o que representa 36%. Ainda é pouco, mas estamos avançando.
O Poder da Coragem para Dirigir
A coragem é a força que nos impulsiona a superar nossos medos e limitações. Quando pensamos na coragem para dirigir, não estamos falando apenas sobre conduzir um veículo, mas sim sobre a capacidade de enfrentar obstáculos, desafios e incertezas em nossa vida cotidiana.
Lidamos o tempo todo com tanta coisa e dirigir com certeza para mim é algo que mexe muito com a minha capacidade. Principalmente pelo medo de errar e por ouvir durante tanto tempo que mulher não sabe dirigir. E quando tomei essa decisão de mudar realmente o meu mindset, muito por necessidade e por conviver com mulheres incríveis que dirigem, fui quebrando.
Olha a loucura, a gente escuta demais que as mulheres não sabe dirigir. Mas vocês tem noção de que as mulheres que dirigem são mais cuidadosas e responsáveis? Que nós mulheres, se comparmos com homens no volante somos as que causam menos acidentes e infrações?
Em relação aos dados de 2022 fornecidos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), observou-se um total de 99.311 condutores envolvidos em acidentes de trânsito. Destes, 11.480 eram condutores mulher, o que corresponde a aproximadamente 12% do número total de condutores envolvidos. Enquanto isso, os condutores do sexo masculino constituíram a maioria, totalizando 87.831, o que representa cerca de 88% do total de condutores envolvidos em sinistros. BEM INTERESSANTE, né?
Enfrentando o Medo
Ao decidir dar o primeiro passo para dirigir, é comum sentir medo. Estou passando por isso e foi a vontade de ser ainda mais independente que me deu coragem para enfrentar esse medo e dar o passo necessário para avançar.
Trabalhei muito a minha autoconfiança e a coragem para dirigir veio com vários pequenos hábitos intimamente ligada à confiança em mim e nas pessoas do meu convívio. Acreditar que somos capazes de superar desafios nos fortalece para enfrentar qualquer coisa em todas as áreas da vida. Dirigir é ter mais independência e representa a liberdade.
Minha Jornada Pessoal
Durante anos, evitei o volante, nunca deixei de aproveitar. Mas sempre tive a sensação de que faltava algo. Uma coisa que penso muito hoje foi que a correria do dia a dia não fez com que eu pensasse antes o quanto isso facilitaria a minha vida. E como a maioria das mulheres, fui levando. Enfrentando ônibus, mêtro, trem. Gastando com aplicativos de transporte e muitas vezes esperando a aceitarem a corrida.
Uma das coisas que mais me incomôda é ir no shopping e super mercado e ter que carregar sacolas até em casa. Sério, como a gente passa/passou por isso. Eu vivi isso centenas de vezes. E hoje tomei a decisão de enfrentar meu medo e finalmente pegar as chaves.
Eu comecei fazendo aulas para mulheres habilitadas o que me ajudou demais. Afinal, eu só tinha dirigido quando fiz as aulas para tirar a habilitação. Fiz cerca de 20 aulas e foram essenciais para ter mais confiança e ir trabalhalhando na minha mente de que era possível.
Inspirando Outras Pessoas
A primeira vez que dirigi sozinha foi uma experiência desafiadora. Eu suava, tremia e cantava. Sim, eu liguei o som e pensei que nada iria me abalar. Que eu era capaz. Me conectei com as minhas vontades e o meu propósito de querer dirigir. A cada parada no farol a minha confiança ia crescendo e me sentia mais a vontade. Com a “coragem para dirigir” como uma meta, relembrei que posso alcançar qualquer coisa.
Minha jornada de coragem para dirigir não é única. Muitas mulheres e até homens compartilham histórias semelhantes de superação e conquista. Fico tão feliz que mais pessoas assumam a responsabilidade e criam coragem para perseguirem seus sonhos, enfrentarem desafios e abraçarem a independência.
Dirigir é um ato de coragem que vai além da estrada. É um símbolo de independência, autoconfiança e enfrentamento do medo. Quando aplicamos a “coragem para dirigir” em nossa vida, somos capazes de superar obstáculos e abraçar a liberdade que a vida tem a oferecer. Se você, como eu, adiou essa jornada, lembre-se de que nunca é tarde para dar o primeiro passo e tomar o controle de sua vida. A “coragem para dirigir” pode ser o catalisador que a impulsiona em direção a um futuro brilhante.
Lembre-se, a “coragem para dirigir” é a chave para desbloquear um mundo de possibilidades. Não apenas no asfalto, mas em todos os aspectos da vida. Portanto, pegue as chaves, dê partida e vá em busca dos seus sonhos.
Boa sorte !!!