Criando novos Hábitos
Fonte: Canva
Você já se pegou criando novos hábitos, mas depois de algumas semanas, acabou desistindo? Talvez você não tenha conseguido estabelecer uma rotina consistente, ou talvez não tenha visto resultados imediatos e se desanimou.
A gente sabe que mudar hábitos é desafiador, mas é uma das coisas mais importantes que podemos fazer para melhorar a nossa vida. Muitas vezes não percebemos como eles influenciam nossas escolhas.
Colocar em prática pequenas mudanças em nossa rotina diária pode fazer toda a diferença. Por isso, neste artigo, vou te apresentar cinco passos que incluí na minha rotina e me ajudam diariamente.
Criando hábitos em 5 passos
1. Afirmações positivas
As afirmações positivas são frases que você repete para si mesmo para ajudá-lo a mudar seus padrões de pensamento e comportamento. Desde que descobri as afirmações positivas elas vêm me transformando.
O primeiro passo para começar a praticar afirmações positivas é identificar as áreas de sua vida que você gostaria de mudar. Por exemplo, para aumentar a sua autoestima, pode começar a repetir frases como “Eu sou confiante e tenho muito valor” ou “Eu sou amado exatamente como sou”.
No começo pode parecer estranho e as afirmações positivas não são uma solução mágica para todos os seus problemas. Elas não substituem a ação que você precisa fazer para as coisas acontecerem. No entanto, criando esse hábito, elas podem ajudar a mudar sua perspectiva e a se concentrar em pensamentos mais positivos.
2. Redes Sociais
Já aconteceu de você entrar no Instagram para ver algo específico, procurar algo e depois está vendo outra coisa? E quando percebe está a mais de 20 minutos presa e nem lembra o que foi fazer ali?
Quando isso passa do limite trás prejuízo. A gente entra para ter alívio, mas não é algo que nos nutre. As redes sociais dão alívio temporário e uma hora estoura. Criando o hábito de limitar, definir um tempo me ajudou a entender como poderia melhorar.
Exemplo: Você quer dormir melhor. Mas fica até 2h da manhã navegando nas redes sociais. Então, você precisa diminuir esse consumo. Fazendo isso você consegue determinar um momento e não prejudica as outras áreas da sua vida.
3. Faça algo novo
Pelo menos 1x na semana faça algo que te descarregue e que te renove. É supernormal pegarmos energia das conversas com pessoas, frequentando ambientes. Vamos pegando cargas que vão acumulando.
E não precisa ser algo complexo, lembra? Coisas fáceis de colocar em prática. Algo simples, mas que irá te causar grandes transformações. A nossa vida é resultado daquilo que fazemos todos os dias.
Uma dica simples é o Escalda pés. Não precisa de muito tempo e esse hábito limpa e renova. Você pode pegar uma bacia com água, sal grosso, plantinhas (lavanda, alfazema, alecrim) amassa na água quentinha, coloque os pés e aproveite.
4. Intuição
Sempre temos muitas decisões a fazer e ficamos pensando em todas as opções. Todos nós temos intuição, essa voz do coração. Porém, muitas vezes ela é silenciada, porque a mente está falando mais alto.
A nossa mente é limitada. Mas a nossa alma é conectada com a inteligência divina. Por isso, incluir esse hábito no seu dia a dia, irá te trazer mais tranquilidade e conexão com as decisões.
Para exercitar a sua intuição, crie o hábito de perguntar para o seu coração. Pode ser qualquer tipo de pergunta. Exemplo: “Eu vou para qual caminho?” “Eu marco para essa data ou para essa?” Se pergunte e vá percebendo as respostas. Pode fazer perguntas de sim ou não. Dar duas opções e sentir. Qual faz seu coração se expandir?
5.Criando o hábito de agradecer
Quem agradece atrai mais motivos para agradecer. Quem reclama, atrai mais motivos para reclamar.
Quantos momentos ruins, chatos você vem criando e reconhecendo? “Ai que trabalho ruim, que pessoas chatas, como é ruim ficar aqui” Você fica alimentando o ruim e o bom passa despercebido.
Então, crie seus hábitos bons:
-No transporte lotado ou no trânsito. Coloque uma música que goste e se conecte com uma coisa que ama;
-Abrace, brinque com seu pet ou com alguém que você valoriza muito.
O importante é reconhecer e agradecer. Quando honramos esses presentes, mais presentes vem. A vida de ninguém é perfeita. Mas existem momentos perfeitos e com certeza você já teve vários. Reconheça e agradeça.
O poder de criar hábitos
O poder de criar hábitos está nas suas mãos. Quando criamos um hábito, ele se torna uma parte natural de nossa rotina diária e pode se tornar uma fonte de motivação.
Faça pequenas mudanças e tenha um compromisso com você. Entre menos nas reclamações, culpas e preocupações com o futuro. Viva o hoje! É o que eu desejo do fundo do coração para você.
E para finalizar é sempre um prazer falar sobre pessoas que admiramos e que são inspiração em nossas vidas. Esse artigo tem muito do que aprendi com a terapeuta, Amanda Schultz.
Conheci a Amanda em um momento bem delicado que passei e ela é um ser humano iluminado, inteligente e um exemplo. Aprendi com ela que é possível criar novos hábitos e vivendo uma vida mais leve e cheia de significado. Vou deixar as redes dessa pessoa iluminada para vocês conhecerem. E espero que você se dê a oportunidade de conhecê-la e aprender através do amor. Amanda, gratidão!